Por que devemos incluir frutas e vegetais na dieta?
Talvez temos associado o consumo de frutas e vegetais a uma dieta restrita, para perder peso ou reduzir os níveis de colesterol alto. Porém, o consumo de frutas e vegetais é essencial para manter uma alimentação saudável, acompanhados de um bom estilo de vida.
Desde uma perspectiva mais ampla, uma dieta composta por variadas rações de frutas e verduras aportaram benefícios a saúde. Além de serem fontes de vitaminais e minerais essenciais, as frutas e verduras também são uma ótima fonte de fibras além de apresentar efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e anticancerígenos.
Os benefícios do consumo de frutas que você não conhecia
De fato as frutas e as verduras são um excelente maneira de obter os micronutrientes e que em alguns casos são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo. Assim, consumir futas e verduras de maneira habitual servirá como uma maneira de proteger e neutralizar radicais tóxicos.
Desse modo, adicionar porções variadas de frutas na nossa dieta diária nos manterá jovens por mais tempo devido a redução dos radicais livres que causam desgaste celular. Em outras palavras, o nosso corpo será mais saudável e poderá neutralizar os danos externos mais rapidamente.
Consumir frutas e verduras diariamente contribui para a prevenção do câncer
Outro aspecto nutricional que as pessoas também estão interessadas na hora de consumir verduras e frutas está relacionado a ação anticancerígena de alguns alimentos. Além de evitar ou atrasar o desenvolvimento de tumores, agregar frutas com propriedades antioxidantes na sua dieta será uma decisão inteligente segundo alguns especialistas.
Porém, vale a pena ressaltar que nem mesmo o remédio mais poderoso fará milagres. Nesse sentido, o mesmo equivale para o consumo de frutas e vegetais. Ou seja, não se trata de fórmulas mágicas ou de ações medicamentosas imediatas, senão de manter um estilo de vida saudável com um consumo de frutas e verduras diário.
O papel das enzimas e dos micronutrientes
A dieta humana consiste de uma das mais variadas e nos dias de hoje temos acesso a uma grande variedade de alimentos. Contudo, da mesma maneira que podemos consumir vários tipos de frutas e verduras durante todo o ano, também estamos expostos aos alimentos altamente processados.
Por essa razão, o consumo de alimentos naturais é altamente recomendado, principalmente pela sua função vital na manutenção do nosso organismo. De maneira resumida, existem dois tipos de enzimas envolvidas nos mecanismos de nutrição. Em primeiro lugar as que favorecem a sobrevivência e em segundo lugar as que favorecem a longevidade.
Assim, quando o corpo tem algum tipo de deficit de nutrientes que aportam os vegetais, ele inverte toda a sua energia no modo de sobrevivência. Dessa maneira, debilitando o nosso sistema o que abre as portas para doenças que reduzem a nossa qualidade de vida.
Uma dieta que inclui frutas e vegetais melhora a microbiota intestinal
Uma maneira de entender como funciona a microbiota do nosso intestino consiste em pensar em uma competição. Ou seja, estão ali as colônias que em simbiose com o nosso organismo nos permitem digerir certos tipos de alimentos. Mas também podem competir com outras bactérias que não fazem parte do nosso sistema digestivo.
Nesse sentido, alguns especialistas em nutrição afirmam que manter o hábito de consumir frutas e verdura todos os dias, incrementa o número de bactérias beneficiosas. Contudo, vale a pena ressaltar que essas bactérias têm um crescimento longo e mudar a dieta para uma rica em açúcares e gordura.