O que é uma alimentação saudável e como mantê-la?
A saúde e o bom funcionamento do nosso corpo dependem da nutrição e dos alimentos que temos durante a vida. Alimentação e Nutrição, embora pareçam significar a mesma coisa, são conceitos diferentes. Alimentos nos permitem extrair do ambiente ao nosso redor, alimentos da dieta e nutrição são o conjunto de processos que permitem que nosso corpo use os nutrientes contidos nos alimentos para desempenhar suas funções.
Os alimentos são todos os produtos naturais ou industrializados que consumimos para suprir uma necessidade fisiológica (fome). Nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos que o corpo precisa para desempenhar diferentes funções e manter a saúde. Existem cinco tipos de nutrientes chamados: Proteínas ou Prótides, Gorduras ou Lipídios, Carboidratos ou Carboidratos, Vitaminas e Minerais. Um estilo de vida saudável envolve muitas decisões. Entre eles, a escolha de uma dieta ou um plano alimentar equilibrado. Então, como você escolhe um plano de alimentação saudável? Vamos começar definindo o que é um plano de alimentação saudável.
Qual é a melhor dieta para baixar o colesterol?
Tratamentos para o colesterol alto são principalmente relacionados a mudanças de estilo de vida e tratamento farmacológicos receitados por um especialista. As mudanças no estilo de vida incluem dieta saudável, controle de peso e atividade física regular. Mudanças no estilo de vida que são saudáveis para o coração incluem uma dieta para baixar o colesterol. O plano alimentar DASH é um exemplo.
Outra é a dieta das mudanças terapêuticas no estilo de vida. Estas são as recomendações: Escolha gorduras saudáveis. Você deve limitar a gordura total e a gordura saturada. Não mais que 25 a 35% de suas calorias diárias devem provir de gordura na dieta e menos de sete por cento de suas calorias diárias devem provir de gordura saturada.
Menus de dieta para baixar o colesterol
A dieta DASH inclui menus com muitos legumes, frutas e produtos lácteos com baixo teor de gordura, além de grãos integrais, peixes, aves e nozes. Oferece porções limitadas de carne vermelha, doces e bebidas açucaradas. Lembre-se de que, em alguns dias, você pode comer um pouco mais ou menos do que as porções recomendadas para um grupo de alimentos específico.
Isso geralmente é bom, desde que a média de vários dias ou uma semana se aproxime das recomendações. A exceção é o sódio. Tente permanecer dentro do limite diário de sódio, tanto quanto possível. Observe também que os valores de Informações nutricionais podem variar de acordo com as marcas de ingredientes específicas que você usa ou as alterações feitas na preparação das refeições.
Quais são os sintomas de colesterol alto e triglicéridos?
Ter colesterol alto geralmente não causa sintomas por muito tempo. Por esse motivo, é chamado de “problema silencioso”. Mesmo assim, os seguintes sintomas podem alertar que os níveis não estão nos limites corretos: inchaço das extremidades, boca pastosa, seca e halitose, peso no estômago e indigestão, dificuldades no ritmo intestinal, aparência de colmeias, dor no peito, dor de cabeça, visão turva, agitação ao se deslocar ou praticar esportes, perda de equilíbrio, acidente vascular cerebral, ataque do coração. Após uma vida saudável, praticar exercícios físicos e realizar uma verificação analítica periodicamente é essencial para evitar as consequências da manutenção de níveis elevados de colesterol.
Alguns alimentos para evitar
O colesterol é uma substância que está presente em nosso corpo, faz parte das membranas celulares e é necessária para a síntese de alguns hormônios, bile e tecido nervoso. No entanto, quando os níveis de colesterol no sangue são altos, pode aparecer hipercolesterolemia, um fator de risco para outras doenças cardiovasculares.
Se começarmos com base em uma pessoa com altos níveis de colesterol, ela deve modificar sua dieta e evitar ou reduzir o consumo de: Laticínios inteiros, embora o leite seja rico em gorduras saturadas, que desempenham um papel essencial no aumento do colesterol, os produtos lácteos não interferem tanto no aumento do colesterol quanto em outros alimentos, embora seja conveniente substituir produtos inteiros por produtos lácteos semidesnatados ou desnatados enriquecidos com vitaminas solúveis em gordura.
Carnes vermelhas (carne bovina, bovina, ovina) são ricas em colesterol e gordura saturada. Os especialistas recomendam que, além de não abusar do seu consumo, é aconselhável escolher cortes magros e eliminar toda a gordura visível possível. Açúcar, produtos açucarados, doces industriais e produtos ultraprocessados frequentemente, produtos com altas concentrações de açúcar também são ricos em gorduras saturadas e trans. Além disso, quando há açúcar abundante na corrente sanguínea, o efeito do colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim) é mais agressivo.