Por que fazer sexo faz bem para a saúde?
Fazer sexo com certa frequência tem um impacto positivo no nosso organismo. Desde uma melhor autoestima até menos sinais de estresse. A ciência está mais que ciente dos benefícios obtidos através do sexo. Mas você sabe de quanto em quanto tempo deveria praticar sexo com o seu ou sua parceiro(a)?
O sexo desde sempre foi visto através do tabu social de cada época, mas nunca foi tão estudado desde um prisma científico como na atualidade. Portanto, nesse artigo vamos decifrar algumas das descobertas mais recentes pela ciência que apontam os benefícios das relações sexuais. Como também algumas dicas de como aproveitar ainda mais da sua própria sexualidade.
Por que ainda vemos o sexo como um tabu?
Quando se fala abertamente sobre o sexo é normal que muitas pessoas ainda se sintam bastante incomodadas com a temática. Mas se todos eventualmente teremos algum tipo de relação sexual, por que ainda é um tabu falar sobre um tema tão natural e característico da nossa espécie?
O problema na verdade começa quando pensamos sobre as relações sexuais através da moral instaurada nas sociedades modernas. Ou seja, a sexualidade de forma geral são bastante reprimidos por padrões e ideais que nasceram em um período onde as práticas cristãs eram bastante difundidas por todo o mundo. Desde então, quebrar esses paradigmas sobre o sexo e a sexualidade demandam de um tempo para que a conscientização social seja realmente efetiva.
Entretanto esse fato não exclui os avanços sociais involucrados na temática sexual. Hoje em dia a sexualidade humana é muito mais explorada e muitos países já contam com leis que defendem o direito da livre expressão sexual de cada indivíduo.
Os principais benefícios do sexo
Além de ser uma excelente maneira de aproveitar o tempo com alguém que você ama, o sexo é uma excelente forma de ter prazer e construir laços. Contudo, muito mais além do prazer, o sexo também tem inumeráveis benefícios para a saúde. A seguir, citamos os mais importantes:
Melhora o sistema imune
Um dos benefícios mais relevantes apresentados por um Estudo da Universidade Técnica de Zurique consiste na melhoria do sistema imunológico. Ou seja, o hormônio DHEA é sintetizado em grande quantidades durante o sexo. Esse hormônio por sua vez está relacionado com uma boa forma física e um sistema imunológico saudável.
O sexo melhora o estado de ânimo
Ademais de quintuplicar a produção do hormônio DHEA, durante o ato sexual o corpo secreta uma série de hormônios relacionados as sensações de bem-estar e do prazer. De fato, fazer sexo, independente da modalidade (sexo oral, sexo anal ou sexo sem penetração), ativa o que se conhece hoje como a região cerebral do reforço ou zona de recompensa.
Em outras palavras, a prática sexual aumenta os níveis de serotonina e endorfinas entre os neurotransmissores. Desse maneira, depois de uma boa transa nos sentimos mais ativos, esperançosos e animados devido a secreção desses dois hormônios.
Reduz o estresse
Um dos benefícios mais notáveis na hora de praticar sexo está relacionado com a redução do estresse. Este efeito que ocorre tanto a nível psicológico quanto físico é o tema principal em um dos artigos da revista Psychology.
Nesse artigo os resultados demonstram que as pessoas que praticaram o ato sexual em menos de 24 horas apresentavam menos sinais de estresse comparado as pessoas que não havia tido algum tipo de relação sexual. Portanto, o segredo está no fato de que as preliminares e o carinho depois do ato em si, reduzem drasticamente os níveis de cortisol do corpo, hormônio responsável pelos sintomas do estresse.